terça-feira, 14 de abril de 2009

Centro de BTT - Dia 12

2009 04 12 - Centro de BTT Ferraria de São João, Penela - Percurso 04 - Ferraria Campêlo

Domingo de Páscoa. Visto que faltou a companhia dos meus colegas de BTT que não puderam vir comigo, decidi-me por não fazer o percurso 15 - Ferraria Gondramaz São Simão (75 kms) e fazer então o percurso 04 - Ferraria Campêlo.

Os meus primeiros 2 conselhos para este percurso são: levantem-se o mais cedo possível e comecem o percurso bem cedo, acreditem que o esforço vale a pena, além do percurso ser magnífico, essa magnitude e essa beleza consegue-se vislumbrar muito melhor pela manhã. A natureza está a desabrochar, ouvem-se as aves e o fresco da manhã quase faz sentir a flora a despertar para mais um dia. Os cheiros são mais intensos e vive-se ainda o silêncio da noite. Lindo e magnífico é, sem dúvida, ver os primeiros raios da manhã acabarem com os restos de orvalho da noite anterior. O segundo conselho: não façam este percurso sózinhos e levem sempre o telemóvel.
Além dos conselhos disponíveis no site das Aldeias de Xisto, eu repito: levem um GPS se o tiverem (os tracks estão disponíveis no site) e se não tiverem um Mapa dos percursos, basta dirigirem-se à "Casa do Zé Sapateiro" que fica a 50/100 metros do Centro de BTT e pedirem lá um folheto com os mapas e com outros dados sobre o Centro de BTT.
Apesar de não chegar a 50 kms este percurso é de classificação "muito difícil" e como podem ver pelas fotos, as subidas e as descidas estão lá e alguns singles-tracks mais técnicos também.

Breve história do percurso com alguns pontos a ter em conta:
- Assim que saimos de Ferraria, bicicleta ás costas para passar por cima dos eucaliptos cortados que estão a atravessar a estrada. É uma questão de tempo até estar tudo limpo.
- Antes da foto de separação dos 4 percursos, 2 para cada lado, depois de uma descida de pedra solta, falta um sinal a confirmar o seguimento do percurso 4.
- Logo a seguir à ponte de Porto da Vila existe uma encruzilhada de estradas no fim da subida, não tem placar nenhum, só a média distância, e depois de procurar, se consegue avistar um sinal de continuação de percurso para a esquerda.
- No single-track dentro da aldeia abandonada do Esquio, o percurso 4 une-se de novo ao 3 até que se começa a subir para São João do Deserto. A meio da subida uma tableta já caiu e encontra-se inclinada já só com uma placa do percurso 3, a placa do percurso 4 está destruida e só com a ajuda do mapa percebi que era aqui que os percursos de separavam de novo. O percurso 4 vira para a esquerda mas devido ao corte realizado pelos madeireiros não consegui descobrir mais placa nenhuma do percurso 4, descobri alguns pedaços de uma já destruida, mas os caminhos estavam intransitáveis, perdi 40 min. com a bike à mão por cima dos madeiros e fui obrigado a voltar atrás deixando o percurso 4 e retomando o 3. Através do mapa eu sabia que: seguindo o percurso 3 até São João do Deserto (onde antes de chegar existe uma placa sem número de percurso) e depois um pouco do percurso 15 até este se unir de novo com o 4, eu poderia continuar a minha jornada. Não perdi nada com isso, pelo contrário, seguindo o percurso 15 tive oportunidade de disfrutar de um belo single-track mesmo antes de voltar a encontrar o percurso 4. Eu estava maravilhado com o Percurso. Aconselho os responsáveis pelas marcações a assinalarem um percurso alternativo ao troço que não se consegue fazer enquanto os madeireiros por ali andarem nos seus trabalhos e a substituição dessa placa que está tombada. Bastava uma Placa de maior formato mandando seguir para o percurso 3 e depois 15 até encontrar de novo o 4.
- Segue-se a cumeada da Serra da Lousã através dos Parques Eólicos sempre a subir até nunca mais acabar. Mas acaba, e a descida que se segue é para nunca mais esquecer... foi até Campêlo, sempre a descer. A meio da descida falta uma placa num entroncamento (foto com maninhas).
- Carvalhos, Alge, Trespostos... lindos troços do percurso.
- Mesmo antes de chegar a Campêlo, uma placa partida e tombada no chão, ferrei-a de novo no chão com a ajuda de uma pedra, mas devia ser substituida. Em Campêlo, ou não vi ou ela não está lá, e perdi-me na seta que manda seguir prá direita logo depois de subir os viveiros. Pensei que seria para subir o alcatrão e o resultado foi mais meia-hora a subir alcatrão até perceber que estava errado. Ao voltar atrás, um habitante de Campêlo foi quem me ensinou de novo onde estavam placas a indicar o caminho para Silveira.
- De Campêlo para Porto Oliveira, uma placa desapareceu e os autocolantes com a seta estão colados num tronco, devia ser substituido e indicar o caminho em frente em vez de esquerda.
- Na foto de Porto Oliveira, pode-se ver o pau da placa ferrado no chão mas sem a respectiva placa a indicar subida à esquerda. Mais uma vez, mais um engano a ser desmanchado por outro habitante de Porto Oliveira que me recomendou voltar atrás para tomar o caminho para Silveira. Cuidado com as subidas, dizia-me esta senhora...
- Quer-me parecer, agora, que até Silveira foi sempre a subir. Finalmente em Silveira um single-track, e uma placa (que se pode ver na foto) estava escondida atrás de uns paus em plena rua calcetada por pouco não me enganava novamente. A seguir a essa placa mais um single-track muito porreiro e tudo o que me lembro mais foi o desespero de subidas e mais subidas até chegar a Ferraria. Claro que como já tinha feito o percurso 3 anteriormente, sabia que no fim existia mais um single-track, super rochoso, mas lindo, coincidente com o percurso 4, e mesmo cansado não me fiz rogado e fui fazê-lo de novo para acabar em beleza.

Resta-me recomendar que devem levar moedas de 1 euro para lavar a bike e outras de 50 cêntimos para tomarem banho nos excelentes balneários do Centro de BTT. Estão também disponíveis WC's e uma "oficina" para a bike com algumas ferramentas para tentar safar de algum eventual problema.

57 kms - 5:40 Horas (a pedalar) - 8:20 Horas (no total) +/-
LINK: www.aldeiasdoxisto.pt

1 comentário:

Cris disse...

Boa descrição e útil, também.
Fez-me lembrar que já por aí andámos. Belas Aldeias!

Jokas