terça-feira, 5 de outubro de 2010

Avalanche 2010: A aventura da desventura!

2010 10 03 - Avalanche 2010 - Lousã

Depois de tantos ameaços, desta vez é que fiz as malas e fui passar o fim de semana (mais um) à Lousã, para participar então na famosa Avalanche. O único colega que consegui persuadir a ir comigo (ou terá sido ele a persuadir-me a mim?), foi o Bruno Afonso. Sim, o tal que nos convidou da outra vez e que depois não chegou a ir. A ida foi no Sábado de manhã e imaginem só, ficamos de novo no Parque de Campismo de Serpins. Montar a tenda era a prioridade, pois previa-se enchente no parque. Depois fomos logo para a Serra pois eu queria que o Bruno me apresentasse os "Trilhos da Bruxa" que são um conjunto de meia dúzia de trilhos a descer (claro!), que vão dar todos ao Parque de Merendas do Terreiro das Bruxas, local onde estivémos na anterior incursão a esta serra.

Depois de 3,7 kms a descer a única coisa que me passava pela cabeça era: como é que amanhã faço o Avalanche?... É melhor almoçar! E almoçamos no Parque de Merendas do Terreiro das Bruxas.

A seguir fomos então para o Trevim para fazer o reconhecimento da prova. No caminho para cima fomos presenteados com uns pequenos veados que estavam próximo da estrada e não se importaram muito com a nossa passagem.

Chegamos ao Trevim, 1200 mts de altura. Um dia Lindo. Uma vista espêndida. Foi montar nas bikes e descer... mas não foi por muito tempo.
Ainda nem tinhamos 5 kms feitos, e eu tive um furo... até aqui nada de anormal, como se isso não fosse normal comigo... mas eis que chega o Bruno logo atrás de mim com dois furos... SHIT!

Remendei a minha e ficou porreiro, o Bruno rebentou uma câmara de ar a remendar um dos furos e só sobrou uma suplente. Ficamos por ali um pouco, mas não houve uma alma caridosa, que nos emprestasse uma câmara de ar, ou mesmo alguém que tivesse cola para remendar uma das furadas pois remendos tinhamos nós. O pessoal do Downhill, regra geral, são muito pouco solidários, quase todos param a perguntar se está tudo bem, mas ninguém empresta nada nem ajuda em nada... muito diferente do que estou acostumado no Cross Country... No local onde furámos, assisti a pelo menos 10 furos de outros colegas, mas ninguém tinha câmaras de ar para emprestar... lol... Resultado: - Eu vou para baixo, acabo o percurso, compro câmaras de ar e venho trazer-te de novo e volto a descer contigo...

Só que a minha ida e vinda demorou um pouco(zão)... duas quedas (lol)... comprar a câmara de ar e voltar para cima... ui...ui... quando cheguei, fiz-me à descida sem mais demoras mas... antes de chegar onde supostamente o Bruno me esperava... eis que tive mais 2 furos... irraaaaaa!!! Fui a pé até ao local onde estaria o Bruno, para não gastar a única que me restava sob pena de nem ele fazer o percurso uma única vez. Cheguei lá e ele já não estava, só me restava uma câmara, mudei e voltei para trás, não me apeteceu correr o risco de descer e furar de novo.
Devo ser o único "maluco" que alguma vez fez o percurso da Avalanche a subir... lol... foi lindo senhores... era vê-los a descer que nem tontos e eu a subir... aqueles 4,5 kms que desci, pareciam não acabar ao subir. Pró ano talvez eles usem a minha foto para o cartaz do Avalanche... mas a subir... lol.

O percurso, para quem não faz Downhill ou Freeride, acho eu, era um pouco difícil e com zonas muito técnicas, muitas raízes e pedras... tirando as duas quedas, só desmontei 3 vezes, uns degraus, um drop mais alto e uma descida difícil. Correu bastante bem, considerando a exigência e a minha falta de prática (kit de mãos)... lol.

No Domingo, começou o dia a chover, e nunca mais parou. E cada vez chovia mais e mais e mais, ao ponto de desistirmos de fazer o percurso. A prova começava às 14.30 e os atletas iam para cima a partir das 11 horas, os que voltavam para baixo só nos diziam: - Não se consegue estar lá em cima, o tempo está intragável... e muitos vieram para baixo sem esperarem pela hora da prova, pois o frio e a chuva eram demasiado.

Mas isto são tudo desculpas, visto que os "prós" ficaram lá em cima e desceram tudo precisamente com o mesmo "tempo" e "velocidade" como se a pista estivesse seca e o dia limpo... gandas malucos man! Quando chegaram os primeiros ensopados, estavam castanhos de lama, ao ponto de nem sequer me ter apercebido de quem ganhou.

Quanto à organização, devo dizer, na minha opinião (claro)... está a "anos-luz" das organizações que estou acostumado nos passeios de Cross Country... anos-luz... mas para trás. A maior parte dos atletas nem sabia que se podia lavar as bicicletas nem onde era o local, nem sequer havia nada a indicar... e quanto aos banhos, exactamente a mesma coisa. O almoço: uma sandes e uma imperial... e é uma sorte. E não almoçam à chuva, porque a chuva era tanta que tiveram que abrir o pavilhão para meterem o comer lá dentro. Acreditem que choveu a bom chover, de tal maneira que o pessoal da meta teve que fazer a contagem dentro de uma carrinha fechada.
Para uma organização que realiza esta prova à tantos anos e que ainda por cima, abre as inscrições a todo o género de participantes, sem restrições, eu esperava muito mais.
Sei onde se lavava as bikes, sei onde se tomava banho, sei onde se almoçava e o que se almoçava, porque até à última hora estive sempre indeciso se iria fazer o percurso ou não, e fui perguntar todos estes dados a um elemento da organização... mas tive que o procurar bem.

Não digo que não voltarei mais, porque... porque não. Mas decepcionou-me um pouco.
O pessoal do "Downhill" sofre muito e pede muito pouco em troca.
Cabe às organizações fazerem muito mais por estes atletas.
Eles merecem, é um prazer para os olhos ver estes tipos descer uma serra daquelas e trilhos daqueles.
Parabéns a todos eles! Sei que houve acidentes, a esses, desejo as rápidas melhoras.

Ficam algumas fotos, não são muitas... porque era a descer. Cliquem na foto no início.

Sem comentários: