terça-feira, 28 de setembro de 2010

Centro de BTT da Lousã?... ué?... cadê ele?

A convite do nosso amigo Bruno Afonso, rapazinho especializado em coisas de "dóinahill": - temos que ir à Lousã e tal, conheço lá uns singles e tal e porque é jovem!... vai daí que conseguimos juntar 10 rapazinhos para irem até à Lousã... mas surpresa das surpresas, à última hora, o Bruno diz que não podia ir. LOL... Bem... não vamos 10, vamos 9.
E lá fomos, na sexta-feira ao fim da tarde direitinhos ao Parque de Campismo de Serpins ali a 8 kms da Lousã. A ideia era levantar cedinho e apanhar a serra ainda fresquinha para subirmos por ela acima.

A ideia pssou então a ser conhecer o "novo" Centro de BTT da Lousã e fazermos um dos percursos marcados que estes centros nos disponibilizam. Decidimos fazer o mais difícil, claro!... afinal tinhamos o dia todo né?! Toca a subir e a subir e a subir... mas já lá vamos. Com fotos é mais bonito.

Quanto ao Centro de BTT da Lousã e antes de me adiantar em mais "escritas" devo dizer que segundo diziam no site das Aldeias de Xisto, projecto do qual fazem parte os 3 únicos Centros de BTT existentes em Portugal, este encontrava-se desactivado devido a actos de vandalismo. Isto para começar já é uma vergonha. Um Centro de BTT que abriu em 2010, e já está fechado? Aliás: Ainda está fechado? Depois, tivemos logo o azar de escolher um trajecto que está intransitável (para escolher uma palavra pouco brusca) e como tal, os responsáveis por este centro de BTT esqueceram-se de mudar o track GPS disponível on-line... e lá estiveram estes 9 "tótós" perdidos no meio da serra com as bikes às costas durante 3 horas porque imbirramos todos que deviamos respeitar o track GPS e continuar a procurar um caminho que simplesmente não existia... fomos mesmo burros.

Tirando esses desaires, foi um fim de semana bem passado, com pessoal de rio maior, caldas, bombarral e óbidos, tudo à mistura. Foi porreiro conhecer este pessoal, o convívio de sexta à noite, o sábado bem passado a fazer BTT, os trilhos, a visita às aldeias do Talasnal, onde bebemos uns belos de uns licores regionais, Candal e Cerdeira... é deveras uma Serra muito bonita.

Ficou a promessa de lá voltarmos (ou a outro lado)... desta vez sem dar muita importância a Tracks GPS de Centros de BTT que a continuarem com esta maneira de "ser e estar" não recebem a credibilidade que era suposto ser-lhes atribuída.

Devo referir, a quem perder tempo a ler estas linhas, que já fiz todos os percursos do Centro de BTT da Penela (excepto o de 75kms), e que depois disso enviei mails dando conhecimento de coisas que achei não estarem muito bem, inclusivé marcações que suponho eu devem estar a cargo das "associações e entidades locais" a quem são entregues estes centros... e nunca obtive nem resposta, nem sequer um "obrigado por nos avisar, vamos já repor esse erro ou essas placas".

Podem visitar o tópico criado por um dos nossos colegas no FORUMBTT e podem visitar os links com as nossas fotos desta aventura, bem como os links dos rescaldos da minha anterior visita e esperemos que este panorama mude de futuro e que os Centros de BTT floresçam por todo o país e sejam devidamente acautelados e preservados, pois são sem dúvida uma óptima maneira de fazermos o nosso desporto conhecendo locais que de outra maneira não conheceriamos... fazendo BTT, claro. O programa das Aldeias de Xisto está de parabéns por esta iniciativa mas por outro lado merece no mínimo o "nosso mal estar e a nossa apreensão" pois não segue com atenção e firmeza o trabalho desenvolvido por quem fica encarregue da manutenção destes centros e destes percursos.

FOTOS DESTA AVENTURA: PICASA do OSVALDO

FORUM BTT: TÓPICO do TELMO

VISITA AO CENTRO BTT PENELA: UM - DOIS - TRÊS - QUATRO

Sem comentários: