sábado, 12 de junho de 2010

1.º Open do Cartaxo

Relato: Cortesia do Sr. Baldeante

30 de Maio - 1º Open BTT do Cartaxo e como tinha de ser lá estava em representação do rioMAIORBTTeam eu, o Hugo e Pedro para os 65km, o Filipe e o Sr. Kaska para os 40km.

O dia começou bem, o secretariado foi fácil de encontrar, o levantamento dos dorsais exemplar.

Faltou o controle Zero algo que não era suposto acontecer mas tudo bem. Lá nos fizémos ao percurso, este começou em alcatrão mas rápido passamos a terra. O passeio foi composto maioritariamente por estradões e algum alcatrão pelo meio mas pouco. Tinha quase tanta pedra como alcatrão ou seja pouca mas presente, houve ainda algumas ameaças de single-tracks pois quase pareciam crescer para o regular estradão deste passeio, ninguém se pode queixar que não conseguia passar. Algumas das paisagens fizeram-me lembrar Idanha-a-Nova com aqueles campos coloridos de flores primaveris.

Houve alguns pontos do passeio que me ficaram na memória, gravados pela negativa. A subida depois da separação não era de todo ciclável, desta forma era algo a evitar afinal e contas nenhum de nós se inscreveu para fazer escalada. A poça de água, diga-se ribeiro, com cerca de 2, 3 metros de comprimento e uns 20 a 30 centímetros de profundidade com pedra solta no fundo, intransponível sem molhar os pés na minha humilde opinião. Pelo menos eu fiquei quase de lado logo no primeiro metro por pouco não soltava os sapatos a tempo e tomava banho. Sou o primeiro a assumir que soube bem refrescar os pés com o calor que estava mas depois de alguns minutos andamos com os pés transpirados numa sopa quente que não faz nada bem, nem tão pouco é confortável.

A parte mais grave na minha opinião deste passeio foram mesmo as marcações. Por várias vezes alguém gritou "não é por ai" e eu lá travei e voltei para trás. Ou eu gritei a alguém a mesma coisa.
Certo é que eu e outro colega ao quilómetro 58 dé-mos por nós às voltas após telefonarmos à organização e optamos por fazer o resto do percurso pela estrada algo que nos deixou bastante insatisfeitos. Afinal de contas estavamos já no fim quando nos perdemos, no percurso de volta pela estrada vimos muitas garrafas de água pelo que houve muita gente a cometer o mesmo erro no mesmo sítio, ou a atalhar, sabe-se lá...

Depois deste balde de água fria soube bem o banho quente e o almoço para o qual tivemos de esperar uns largos minutos tal era a fila. A espera compensou. O porco estava muito bom. Para o ano se colmatarem o problema das fitas lá estarei.

Sem comentários: