quarta-feira, 15 de maio de 2013

Almourol à Vista

Relato: Cortesia do Sr. Tiago Fernandes

No dia 28 de Abril fomos até Vila Nova da Barquinha, para o muito aguardado “Almourol à vista”. Às 7h30 partiu uma comitiva de 6 carros rumo às margens do Tejo. À chegada tudo espectacular, setas a indicar o local de concentração, membros da organização a ajudar no estacionamento, secretariado rápido, e ainda um pequeno-almoço junto ao secretariado com bolos secos, pão com chouriço, água e sumos.

A temperatura estava perfeita para a prática do BTT e a partida foi dada às 9h30 em ponto como estava agendado. Primeiros kms em alcatrão pelas ruas da cidade, na esperança de espalhar os cerca de 500 participantes, antes da entrada em terra. No final de pouquíssimos kms, ao chegar à entrada de um single-track, deu-se o que ninguém gosta – fila de espera. Fila para entrar num trilho que inicialmente era a subir e depois plano, onde se esperou cerca de 5 min. para se voltar a montar em cima da bicicleta. Situação que tinha sido facilmente evitada se a partida dos participantes do 70kms fosse 5 ou 10 minutos mais cedo do que a dos 35kms. Seguiram-se alguns estradões e algumas subidas e descidas com bastante pedra até ao primeiro abastecimento, mais ou menos ao km 20. Antes também tinha acontecido a separação dos 2 percursos, os quais só se voltariam a encontrar nos últimos kms. Depois de recarregar energias, seguimos viagem para mais 30 kms basicamente de estradões e paredes tanto a subir como a descer, excelente para quem gosta de rolar e dar o máximo, mas extremamente aborrecido para quem gosta de se divertir.

Entretanto, com cerca de 30kms, numa descida rápida com bastante pedra, o Kaska furou. Depois de resolvermos a situação e de eu estranhamente ter perdido uma luva, seguimos viagem. Aos 35 kms havia mais um abastecimento, mais uma vez com o necessário a recarregar baterias. Chegando mais ou menos ao km 50 começa a aparecer um cheirinho do que nos tinha sido prometido na divulgação do evento – uma barrigada de single tracks! Depois de 2 singles sempre a descer aparece uma outra barrigada, a de porco no espeto! Ao km 50 no ultimo abastecimento dos 70 kms, localizado numa quinta com bastantes animais, havia umas belas sandes de porco no espeto que tão bem souberam!

Sem comentários: