segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Rescaldo: 1.º Encontro rioMAIOR BTTeam


2011 09 17 - 1.º Encontro rioMAIOR BTTeam - Centro de BTT Ferraria de São João, Penela


Ora, como já tinhamos observado anteriormente, a afluência de atletas ao nosso 1.º Encontro não foi a esperada. Dos cerca de 500 participantes inscritos, apenas 6 compareceram naquele dia, prontos a pedalar. E ainda assim 1 dos elementos pertencia ao grupo Kykedas Team, nossos conterrâneos e amigos. Muito obrigado, Augusto, pela tua participação e companhia. Poderíamos dizer: Poucos mas bons! Mas não vou dizer isso, hehehe.

Partida de Rio Maior, às 5.30 da manhã, cumpriu-se o objectivo de começar a pedalar precisamente às 8 horas. Tirada a foto da praxe com o Centro de BTT como albergue, visto que estava um nevoeiro tão intenso que parecia que estava a chover, lá começamos a pedalar... é óbvio que o mais lento do grupo era eu e portanto coube-me a maravilhosa tarefa de tirar fotos, nunca hei-de perceber porque é que o mais lento é que tira as fotos... primeiros quilómetros volvidos e os colegas da frente deparam-se logo com dois veados em pleno namoro matinal... como é óbvio a máquina fotográfica ia comigo, logo não existem fotos deste encontro. Tal como muitas outras sensações ocorridas durante este dia, esta é mais uma que só ficará na memória e na alma de quem participou, viu e sentiu. Afinal, existem muitas coisas que não se conseguem colocar em papel, em fotografia ou em qualquer outro suporte.

Esta pequena aventura fez-nos pedalar quase a 1000 metros de altitude, e apesar de serem nuvens de nevoeiro, podemos agora dizer que pedalamos acima das nuvens... eheheh. A beleza das serras envolventes, do Espinhal, da Lousã e se calhar de mais algumas que não sei o nome era maravilhosa, e fez valer a pena levantar cedo e apanhar aquele nevoeiro e frio matinal. Locais onde poucas pessoas entram, passam e atravessam, faziam-nos sentir como se estivéssemos noutro mundo. E para nós, era mesmo outro mundo. É isto o que se sente quando em contacto com a natureza neste seu estado digamos... mais intacto. Depois, a passagem pela aldeia de Gondramaz deixou todos com vontade de lá voltar. Também aqui a existência de outro Centro de BTT mostra o excelente trabalho de recuperação e preservação destas aldeias serranas espalhadas por esta magnífica Serra da Lousã.

Depois da dificílima subida pela Serra da Lousã, o percurso continuava contornando a dita até ficarmos num ponto panorâmico situado mesmo por cima da Vila de Castanheira de Pêra... a partir daqui seria mais ou menos a descer até à Praia de Ana de Aviz... mas os azares estavam à espreita.

Primeiro foi o nosso colega Augusto que furou. Este percalço fez-nos perder mais de meia hora e gastar 3 câmaras de ar que poderiam fazer falta mais à frente... aquele furo teimava em não remendar. Depois mais à frente, numa descida atribulada, foi a minha vez de bater numa pedra, entortar a roda e perder todo o ar do pneu traseiro, apesar das tentativas para o encher, não houve remédio. Os restantes 10 kms foram feitos com menos de metade do ar no pneu e sempre em pé de modo a tentar fazer a menor pressão possível. Já quase a chegar, além de nos enganarmos no caminho (sim, levávamos 3 GPS e mapas) o nosso colega Pedro Coelho rachou o espigão do selim numa daquelas subidas em que eu já ia a pé e o Armando descobriu que tinha um lasca com mais de 2 cms de xisto enfiada dentro do pneu, assim que a tirou o pneu despejou também.

Resultado destas atribulações: desânimo e impossibilidade de continuar.

Chegados finalmente à Aldeia de Ana de Aviz, com a ajuda da nossa "assistência em viagem" os "pilotos" trataram de voltar ao Centro de BTT para irem buscar os carros, eu fiquei a tomar banho nas águas límpidas e friassssssss daquela bela praia fluvial com o meu filhote, e por fim acabamos por almoçar todos por ali e desfrutar de um pequeno descanso, uns ao sol, outros à sombra... embora um pouco desiludidos por não termos acabado os restantes 20 kms que faltavam, todos ficaram satisfeitos com este excelente dia de BTT e ficou já combinado voltarmos lá e fazer de novo o percurso, mas desta vez... a começar na Praia de Ana de Aviz, onde ficamos "encalhados".

Em convívio com a natureza, apreciando e respeitando-a, é no meu entender, como o BTT deve ser vivido.

Obrigado a todos pela companhia, foi um prazer pedalar convosco e desfrutem das fotos.

Sem comentários: