domingo, 22 de agosto de 2010

Soltaria - 10 de Julho

Relato: Cortesia do Sr. Baldeante

Estava eu a carregar a bike lá pelas 14.30 quando reparei que as rodinhas do desviador traseiro estavam partidas desde domingo passado, apanhei um valente empeno nesse dia em Vale do Vouga e não voltei a pegar na bike até ao dia deste belo passeio.

Dirigi-me a BikeZone das caldas para substituir as ditas rodas, sai de lá pelas 15.15 e vi logo que ia chegar em cima da hora.

Até Torres Vedras tudo bem o problema foi encontrar a N9. O raio da estrada não tem sinalização nenhuma andei meia hora à procura da dita estrada. Quando vi a única indicação com referência à N9 já estava eu na dita.

Cheguei ao secretariado pouco antes das 17h. Obviamente já não estava lá ninguém. O passeio começara às 16.00 horas. Andei um pouco desnorteado até que resolvi seguir atrás dos restantes participantes.

Depois de ter falado com dois membros da organização que me garantiram que não havia problema em seguir sem o dorsal. Também referiram que as marcações estariam lá. Este era o meu único problema. Assim foi, as marcações estavam lá, só tive receio de me perder e não ter o número que supostamente estava no dorsal que eu não tinha. Andei o mais rápido que podia até que pelo km 17 encontrei a moto quatro que fechava o percurso e que já levava um bom saco de marcações. Acho que não vale a pena referir mais nada sobre as marcações deste passeio, andei 17 km sem ver uma única pessoa da organização (supostamente eu não devia ter partido tão tarde, logo, era de esperar); falta de marcações, e mesmo assim não me perdi nunca... isto diz tudo sobre as marcações.

Uns metros à frente estavam os primeiros participantes que via desde o início. Acompanhei-os até ao reforço e segui. O reforço tinha uns biscoitos, água e fruta. Ao que parece melão fazia parte da ementa, eu não tinha fome e ainda tinha bastante água pelo que segui em frente. Não queria chegar demasiado tarde afinal comecei pelas 17h e contava acabar antes das 20h para chegar a casa ainda de dia, lol...

O passeio tinha umas belas vistas pelas arribas, houve uma ou outra subida mais puxada mas nada de especial, a única que me deu problemas foi uma das últimas, o sol estava a descer e batia mesmo nos olhos, não via nada! Tive de desmontar porque não via um palmo a frente do nariz tal era o brilho nos óculos.

Houve alguma areia, mas era de esperar afinal arribas e pinhais dão nisso mesmo. Sempre deu para descansar as pernas e matar a sede. Terminado o passeio fiz o que me competia e dirigi-me ao secretariado e levantei o dorsal. Este é o meu único dorsal que nunca foi preso à bike... lol.

Quem terminou este passeio tinha à sua espera uma mesa repleta de pão com chouriço/torresmos, àgua e os ditos biscoitos. Eu quando cheguei já não tinha grande coisa mas rapidamente a organização me indicou o forno e o padeiro estava mesmo a colocar o pão no forno. Fui tomar banho e depois foi só pedir um belo pão com chouriço acabado de sair do forno... impecável.

Estas pequenas localidades estão sempre a surpreender-me pela forma como recebem o pessoal.

Sem comentários: