sábado, 8 de agosto de 2015

P4 - Pia do Urso (mas só metade) :D

Tal como prometido lá fui fazer o reconhecimento do P4, o único que ainda nos falta fazer por inteiro. Por várias razões que não interessam mencionar, fiz apenas 50kms (sensivelmente metade do percurso) desde o Centro de BTT até à Batalha. Deixei uma carrinha na Batalha para depois poder voltar até ao Centro de BTT. A minha principal admiração foi o estado impecável em que ainda se encontra o Centro de BTT, até parece mentira não estar já tudo vandalizado. Parabéns aos responsáveis por este Centro de BTT. Tão bom que foi o banhinho de água fria no fim do passeio... mas também há água quente. 5 estrelas.
Agora o percurso: como a melhor parte do percurso, supostamente seria a "Amazónia" ou "Singletrack da Maceirinha" então ao chegarmos à Batalha fizémos mais 20 kms para ir visitar o dito cujo singletrack. Como já fiz esse singletrack várias vezes já sabia o que esperar... maravilha! No entanto devo dizer que o percurso escolhido para chegar até lá não me pareceu o melhor, ou seja: através de pinhais e mais pinhais encontrámos "bancos" e "bancos" de areia que apesar da pouca altimetria deste troço (20kms) dão cabo das perninhas a qualquer um e não esquecer que o P4 tem 92 kms, e os restantes são quase sempre a subir.
Outra coisa que me desanimou muito foi, através da placas de direcção, perceber que o P4, o P6, o P3 e o P7... coincidem vezes e vezes sem conta... isso chateia-me porque já fiz os outros percursos todos e assim parece que ando sempre a passar no mesmo sítio... as mesmas subidas (upa! upa!) e os mesmos locais. Sei que dá muito trabalho fazer e manter os percursos, mas existem centenas e centenas de caminhos naquelas serras. Suponho que seria mais apelativo para os visitantes/betetistas fazerem caminhos diferentes e usufruir de outras paisagens.
Para os "Patrulheiros" (assim se chamam as equipas de manutenção dos percursos), alguns deles meus amigos, peço que vejam as minhas fotos para identificarem alguns locais onde não existem placas. Até S. Mamede tudo em ordem, depois do túnel do auto-estrada já dei por falta de algumas placas, e em toda a parte da Maceirinha, logo depois da Batalha (inclusivé) é IMPOSSÍVEL fazer sem GPS (ida e volta).
Agora, é voltar lá e fazer o restante caminho da Batalha até ao Centro de BTT :D mas vou esperar que o tempo arrefeça um pouco, lol.
Quanto àqueles que pensam em fazer os 92kms, aconselho começarem o mais cedo possível, levarem GPS, muita água e força nas pernas. O P4 é um percurso de cor PRETA o que significa que não é para brincar, é de elevada dificuldade, convém ter uma preparação física elevada. Mas sobretudo...  divirtam-se!

Strava:
https://www.strava.com/activities/364521774
Fotos:
https://www.facebook.com/media/set/?set=oa.906915306042550&type=1

Sem comentários: