sexta-feira, 5 de março de 2010

Vila Chã com chuva, A Rota do Falcão

Relato: Cortesia do Sr. Baldeante

Domingo por volta das 7h e 30m saímos das Caldas eu o Chaves e o Frederico direito a Vila Chã de Ourique mal tínhamos iniciado a viagem já o Chaves nos estava a brindar com um reforço composto de pasteis de nata e tartes de maçã. Obrigado Mister Chaves aquelas tartes estavam um espectáculo.

Chegamos ao recinto de festas de Vila Chã de Ourique sem enganos o GPS do Chaves não falha. Levantamos os dorsais sem grandes demoras e admiramos o céu que adivinhava a possibilidade de alguma chuva. Embora as previsões só apontassem para o meio dia, o pensamento positivo era o mais importante.

O passeio começou com um atraso de mais ou menos 15 minutos… já vi bem pior… já com o pessoal impaciente lá começamos e após alguns quilómetros lá veio a chuva… fizemos alguns quilómetros com chuva e o S. Pedro lá teve pena de nós e limpou as nuvens… o problema é que o terreno já estava semi-estragado.

O percurso era variado que baste, estradões, caminhos rurais, single tracks, subidas, descidas, uma ou outra parede e como não podia deixar de ser, num dia com chuva apanhamos poças de água que pareciam banheiras, rectas de lama que ora puxavam a bike para trás ora punham a roda traseira a tentar ultrapassar roda da frente… para mim pessoalmente foi um desafio não desmontar da bike nestas rectas em alguns sítios a lama acumulou-se de tal forma nas pastilhas dos travões que me parou literalmente. A roda não mexia, tive de parar para limpar a lama duas vezes e lubrificante na corrente só mesmo a lama.

Dos três era o único que ambicionava fazer os 80 km mas após aqueles quilómetros de chuva e algumas ratoeiras de lama que apanhamos até ao primeiro reforço mudei de ideias… engoli o orgulho e virei para os 40 km. Só tenho pena porque parece que nos últimos 40 km haviam uns quantos single tracks.

O reforço estava bem guarnecido sumo, água, minis, vinho tinto, fruta, pão com chouriço e se os olhos não me enganaram pacotes de cheetos, uma tentação não fosse o terreno estar escorregadio. Após vários quilómetros de terrenos enlameados a lavagem das bikes foi o único senão, havia três mangueiras sem grande pressão o que tornou a lavagem das bikes lenta com o pessoal ao frio. Para compensar o frio da lavagem das bikes a água do banho estava quente e ao almoço foi servida uma feijoada bem quente e muito bem temperada acompanhada de vinho, cerveja, sumo ou água e pão para regalo do pessoal. Para sobremesa um belo de um arroz doce.

Em resumo um belo de um passeio, digno de se repetir mas da próxima vez com a bênção do S. Pedro.

Aqui podem ver as fotos: http://picasaweb.google.com/jsantosvco/5RotaDoFalcaoFotos#

Sem comentários: