quinta-feira, 1 de março de 2012

Centro de BTT "Pia do Urso" - Batalha

2012 02 12 - Centro de BTT Pia do Urso (P2) - Batalha

Depois de já ter(mos) feito várias incursões ao Centro de BTT de Ferraria de São João e ao da Lousã (ficou a faltar o de Gondramaz)... eis que recebemos com agrado a notícia de que finalmente vai ser inaugurado um Centro de BTT bem aqui mais perto de nós.
Podem verificar o que estou a falar neste LINK da Câmara da Batalha. Ora depois de ler esta notícia e ter procurado pela net descobri um SITE da A2Z, empresa que está a ajudar a tornar realidade este Centro, com várias notícias sobre a progressão dos trabalhos e inclusivé com a possibilidade de descarregarmos os Tracks para GPS dos vários passeios que se encontram em fase de estudo. Segundo eles, alguns desses percursos (ou mesmo todos) já se encontram definitivamente delineados e pedem-nos para irmos até lá testá-los e dizer de nossa justiça.
Ora sem mais meias medidas, foi isso mesmo que fiz(emos). Convidei o pessoal para ir até lá, mas apenas o Katkiller (Armando) e Menino Jesus (Nuno) se decidiram a ir comigo. Sendo assim, descarregamos o percurso n.º 2 (Azul) e visto que era de pouca dificuldade acabei por levar também o meu filhote JP, que com 10 anos fez o passeio quase todo como irei contar mais adiante.
Como andavam por aí uns dias muito frios, decidimos ir a seguir ao almoço para apanhar calor mas isso revelou-se má ideia visto que o passeio, devido aos enganos próprios de leitura de GPS, demorou muito mais tempo que previsto, e o dia começou a ficar mais frio e escuro e mesmo quase no fim óptamos por abandonar o percurso e seguir por alcatrão até ao fim.
Quanto ao passeio, tudo o que temos para dizer é: MAGNÍFICO, muito giro, com trilhos e caminhos para todos os gostos, faz-nos chegar a pensar que somos pastores daquela serra... inclusivé, num pequeno carreiro (vulgo single-track) deparamo-nos com uma anciã muito simpática que não me deixou tirar fotografias (com vergonha da máquina) mas que prontamente encetou conversa connosco preocupando-se se andaríamos perdidos e com uma criança tão pequena :) , com ela seguiam à frente uma boa vintena de gado ovino e caprino que nos fez parar para passarem.
A zona é muito interessante e bonita e presumo que os restantes percursos serão tão, ou mais, agradaveis quanto este. Fica a promessa de voltarmos lá, e estamos realmente a ponderar uma possível inscrição do Passeio BTT da AirBike "Maratona do Centro" que se irá realizar precisamente no dia de inauguração deste Centro de BTT. Ambas as iniciativas serão coordenadas e conjuntas e será decerto um excelente dia de BTT.
Deixo aqui as fotos que tiramos neste belo sábado soalheiro e outro LINK onde podem encontrar mais fotos desta bela localidade:
www.clubedacristina.blogspot.com
neste site podem fazer pesquisa sobre a palavra "pia" e aparecem mais POSTS.